O que é melasma e como diagnosticar O que é melasma e como diagnosticar

Blog Patrícia Holderbaum

O que é melasma e como diagnosticar

Close-up do rosto de uma mulher com semblante de preocupação, olhando-se no espelho com manchas escuras no rosto.

Se tem uma coisa que não combina com uma pele bonita e uma autoestima alta são manchas. Quando aparecem no rosto, então, é ainda pior. Muitas vezes, o nome do problema se chama melasma. É muito provável que você já tenha ouvido falar dele. Mas, afinal, o que é melasma? E como se faz o diagnóstico correto? E tratamento, tem? Para saber as respostas a essas perguntas e conferir mais informações, siga a leitura do artigo que preparamos!  

O que é melasma?

O melasma é caracterizado como uma mancha escura que apresenta limites demarcados e formato irregular. A lesão ocorre a partir da hiperpigmentação da pele, consequência da deposição aumentada de melanina, proteína que garante a coloração da pele e evita os danos da radiação ultravioleta no DNA. Geralmente, as lesões aparecem na face (maçãs do rosto, testa, lábio superior, queixo e têmporas), podendo surgir ainda no colo, pescoço e antebraços. Além disso, seu tamanho pode variar.

Se você mesmo é quem sofre com um melasma ou conhece alguém que passa por isso, sabe que a presença das áreas escurecidas no rosto impacta negativamente a autoestima e a qualidade de vida. Prejuízos em relacionamentos sociais e afetivos, além de implicações no âmbito profissional, infelizmente podem ocorrer na vida de quem tem melasma.

Também é importante saber que há três tipos: epidérmico (mancha na epiderme, camada superficial da pele); dérmico (mancha na derme, camada intermediária da pele); e misto (mancha que afeta a derme e a epiderme).

Visia® Complexion Analysis: a importância do diagnóstico correto

No Rio Grande do Sul, a Clínica Patrícia Holderbaum está entre os poucos locais que possuem o Visia® Complexion Analysis para realizar a análise de pele, aparelho que representa uma das mais avançadas tecnologias que existem na área da Dermatologia.

Além de detectar a presença de melasma, o Visia® faz praticamente um “check-up” completo do rosto para identificar todo tipo de lesão, inflamação e sinais de envelhecimento que possam existir. O alto nível de detalhamento é possível graças a uma câmera muito potente, capaz de realizar nada mais nada menos que uma análise do rosto em 3D. Desse modo, a médica enxerga até a mais profunda das camadas da pele.

Com a realização de um diagnóstico preciso e de forma mais rápida do que o normal, é possível indicar e começar o tratamento mais adequado para cada paciente. Quando se fala em melasma, caso não seja diagnosticado de forma correta, pode não apenas evoluir como piorar com o uso de procedimentos impróprios. Então, já sabe: diagnóstico correto é igual a tratamento correto.

Protocolo de Gerenciamento de Melasma PH

Pois é, o melasma é mesmo uma condição crônica e reincidente. Portanto, não tem cura, mas hoje existem excelentes opções de tratamento para devolver à pele um aspecto belo e saudável. O Visia®, citado acima, contribui para uma melhor eficácia já que dispõe de um banco de dados, onde os resultados de cada paciente são armazenados, possibilitando uma comparação real de antes e depois.

Como falamos, tão importante quanto o diagnóstico é o tratamento. Nesse ponto, o Protocolo de Gerenciamento de Melasma PH é um método recomendado e realizado com exclusividade pela Dra. Patrícia Holderbaum, por ser uma criação sua. É composto das mais avançadas técnicas, como MMP, IPCA, peelings e medicamentos home care; além das tecnologias do Spectra XT e do Etherea MX, com a ponteira Long Pulse; todas indicadas de acordo com as necessidades de cada paciente, para clarear a pele, estabilizar a mancha e impedir que o pigmento volte.

Conforme o Protocolo, o acompanhamento do tratamento de melasma deve ter duração de um ano, sendo iniciado preferencialmente no inverno, e exigindo uma rotina de cuidados com a pele ao longo do período. Por fim, mas não menos importante, é sempre bom reforçar que, se você notar algo suspeito na sua pele, não espere e procure um dermatologista. Faça da sua saúde a sua prioridade!

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

Agende sua consulta Agende sua consulta

Agende sua consulta

Tem alguma coisa no seu rosto ou corpo que não está te fazendo feliz? Então agende uma consulta e deixe a gente cuidar da sua saúde, da sua imagem e da sua autoestima!

Topo
Open chat