Como atenuar o melasma? Como atenuar o melasma?

Blog Patrícia Holderbaum

Como atenuar o melasma?

O melasma é uma condição crônica, caracterizada pelo aparecimento de manchas amarronzadas na pele, que podem ser causadas por diversos fatores. Neste artigo vamos explicar o que é o melasma, quais as suas causas e formas de prevenção, e apresentar um tratamento exclusivo criado pela Dra. Patrícia Holderbaum.

O que é melasma?

É uma disfunção pigmentar crônica (ou seja, não tem cura) que se caracteriza pelo aparecimento de manchas escuras na pele devido à concentração de melanina. O melasma aparece principalmente no rosto, em regiões como testa, bochechas, queixo e nariz, mas também pode surgir nos braços, pescoço e colo.

Quem é mais acometido?

O melasma pode surgir em homens e mulheres, porém somente cerca de 10% dos casos acometem o sexo masculino. As mulheres entre 25 e 40 anos são as mais afetadas. Além disso, pessoas de pele morena e negra, além de asiáticos e latinos, têm maior predisposição para o surgimento das manchas.

Tipos de melasma

Existem 3 tipos da disfunção, e determinar cada um deles é essencial para o sucesso do tratamento.

  • Epidérmica: quando afeta a camada mais superficial da pele.
  • Dérmica: quando as manchas atingem a derme superficial e profunda.
  • Mista: caracterizada pelo aparecimento das manchas na derme e na epiderme.

Causa do melasma

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não existe uma causa definida para o melasma, mas a condição pode estar associada ao uso de anticoncepcionais, gravidez e principalmente à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e até mesmo à luz visível (gerada por lâmpadas e telas, como as do computador e do celular). Além disso, a predisposição genética também tem bastante influência no surgimento do melasma.

Como identificar o melasma?

As manchas do melasma têm formatos irregulares e bem definidos, geralmente são simétricas e surgem nos dois lados da face. Elas costumam aparecer nas maçãs do rosto, testa, nariz e buço, mas também podem acometer os braços, pescoço e colo.

Porém, somente um médico é capaz de avaliar e identificar com precisão as manchas. Portanto, é essencial uma consulta com dermatologista, já que o melasma pode ser agravado com um tratamento ou procedimento inadequado, ocasionando uma piora considerável das manchas.

Prevenindo o melasma

A melhor forma de prevenção do melasma é o uso de protetores solares, já que o principal fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta. A aplicação de filtros solares deve ser feita diariamente, mesmo no inverno, em dias nublados e chuvosos ou para ficar dentro de casa, já que a luz visível também ocasiona as manchas (nesse caso, devem ser usados filtros específicos para luz visível).

Protocolo de Gerenciamento de Melasma PH

Criado pela Dra. Patrícia Holderbaum, o Protocolo de Gerenciamento de Melasma PH compreende técnicas e tecnologias avançadas, como MMP, IPCA, peelings e medicamentos home care. O método é indicado após avaliação de acordo com as necessidades e grau de intensidade.

Qual o tempo de duração?

O protocolo criado pela Dra. Patrícia tem duração aproximada de um ano e possui comprovação científica para o tratamento do melasma. Desta forma, essa condição crônica deve ser acompanhada por toda a vida.

Existe alguma tecnologia para o tratamento do melasma?

Existem algumas tecnologias usadas para o tratamento das manchas, entretanto apenas o Spectra XT, disponível na Clínica Patrícia Holderbaum, é aprovado pelo FDA para o melasma. O aparelho foi desenvolvido na Ásia, região cujas peles são as mais bem cuidadas do mundo. A tecnologia do Spectra XT compreende uma velocidade ultrarrápida do laser, disparando a luz em nanosegundos para proporcionar resultados superiores.

Valores do Protocolo de Gerenciamento de Melasma

A definição do valor do Protocolo de Gerenciamento de Melasma PH irá depender da quantidade de sessões que serão realizadas e das características da pele. Desta forma, é necessária uma avaliação médica, que, assim, indicará qual o protocolo exclusivo para o tratamento.

Agende sua consulta Agende sua consulta

Agende sua consulta

Tem alguma coisa no seu rosto ou corpo que não está te fazendo feliz? Então agende uma consulta e deixe a gente cuidar da sua saúde, da sua imagem e da sua autoestima!

Topo
Open chat