Cicatrizes de acne Cicatrizes de acne

Tratamentos

Cicatrizes de acne

Cicatrizes-de-acne---clinica-patrícia-holderbaum

Quem já passou pela adolescência, dificilmente esquece de sinais como os das cicatrizes de acne. Embora seja um problema estético, elas podem provocar incômodos maiores, quando contribuem para a formação de manchas na pele, principalmente na face. Saiba como atenuar seus efeitos.

O que são cicatrizes de acne?

As cicatrizes de acne são mais comuns em pessoas que sofrem com a oleosidade na pele em diferentes momentos da vida, em especial na adolescência. A principal causa das marcas na pele são em decorrência de cravos e espinhas, que surgem pelo excesso de produção de oleosidade por parte das glândulas sebáceas. A acne pode ser de grau leve ou grave, quando se transformam em cistos inflamados e dolorosos sob a pele. São esses nódulos que possuem mais probabilidade de deixar cicatrizes, principalmente se forem espremidos. 

Quais são os tipos de cicatrizes de acne?

As cicatrizes de acne podem ser caracterizadas em dois tipos:

– Pigmentadas: são as manchas que persistem na pele mesmo quando a espinha já cicatrizou. Elas são comuns em tons de rosa ou na cor café, causando incômodos estéticos principalmente quando surgem na face, por meio de manchas.

– Cavidades ou orifícios: causadas, na maioria dos casos, quando a acne inflamada é espremida de forma inadequada pelo próprio paciente, resultando em buracos na pele.

Como prevenir as cicatrizes de acne?

Além de tomar uma série de medidas para combater e controlar o excesso de oleosidade na pele, que causa o aparecimento de cravos e espinhas, o paciente deve evitar remover as lesões manualmente. Quando uma pessoa espreme uma espinha com as unhas, as bactérias das mãos podem agravar o quadro inflamatório da acne, favorecendo o aparecimento das cicatrizes.

Portanto, a melhor forma de prevenção é uma consulta com um dermatologista, onde o médico irá avaliar o grau de oleosidade na pele e a intensidade da acne, e assim recomendar os produtos mais adequados para cada paciente. Dependendo do caso, o médico pode recomendar também alguns procedimentos estéticos, como a limpeza de pele, que diminui a quantidade de cravos e espinhas com segurança.

Quais os tratamentos indicados para minimizar as cicatrizes de acne?

Para minimizar as cicatrizes de acne, existem alguns tratamentos estéticos que são indicados sob avaliação médica. Desta forma, assim que o paciente é avaliado, o médico irá definir a melhor opção para as suas necessidades. Com isso, alguns tratamentos, como Peelings, Laser, Fraxx, Dermoabrasão, Subcision, IPCA, Radiofrequência Pulsada e Tunelização Dérmica podem ser algumas dessas alternativas.

Qual a melhor época para tratar as cicatrizes de acne?

Não existe uma época certa para realizar tratamentos para cicatrizes de acne, pois eles podem ser feitos durante todo o ano. Entretanto, como algumas tecnologias e procedimentos exigem que o paciente não tome sol por determinados períodos, os meses mais frios, com menos incidência solar, podem ser os mais adequados para preservar a qualidade da sua pele.

Quantas sessões são necessárias?

A quantidade de sessões será indicada após uma avaliação médica, onde o profissional irá analisar a quantidade e o grau das cicatrizes. A partir dessa avaliação, o médico irá definir as áreas que devem receber o tratamento, os tratamentos mais adequados e a quantidade de sessões de cada um.

Qual o valor do tratamento?

O valor do tratamento será definido após uma avaliação médica, onde serão determinados os tratamentos e quantidades de sessões. Portanto, procure sempre um especialista de confiança.

Agende sua consulta Agende sua consulta

Agende sua consulta

Tem alguma coisa no seu rosto ou corpo que não está te fazendo feliz? Então agende uma consulta e deixe a gente cuidar da sua saúde, da sua imagem e da sua autoestima!

Topo
Open chat