Medicamentos via oral Medicamentos via oral

Tratamentos capilares

Medicamentos via oral

Medicamentos-via-oral---clinica-patricia-holderbaum

Os medicamentos via oral são produtos específicos, indicados pelo médico, que têm por objetivo tratar o problema da alopecia (falta de cabelo em determinadas áreas do couro cabeludo, podendo ser de origem genética, inflamatória, ou de alguma doença) e ajudar a alcançar os objetivos do paciente.

O que são medicamentos via oral?

São remédios que podem ser industrializados ou manipulados, contendo ativos específicos para tratar a queda de cabelo. Também podem ser prescritas vitaminas e minerais que estão deficientes no organismo do paciente, contribuindo para a queda de cabelo.

Como funcionam?

Antes de tudo, o paciente deve passar por uma avaliação médica, onde o profissional irá identificar o grau da queda de cabelo, os objetivos do tratamento e escolher informações gerais sobre o paciente. Com base nesses dados, o médico irá prescrever os medicamentos mais adequados para cada caso, bem como as dosagens e tempo de uso de cada um. Lembrando que para o sucesso do tratamento, o paciente deve seguir à risca todas as recomendações médicas.

Quais os medicamentos mais recomendados para queda de cabelo?

Primeiramente, é importante lembrar que o uso de qualquer medicação deve ser feito unicamente sob recomendação médica. Tomar remédios sem prescrição profissional pode agravar o problema ou causar outros danos à sua saúde.

São vários os medicamentos via oral que podem ser administrados para o controle da queda de cabelo. Entre eles, 3 são os mais comuns:

Finasterida: recomendada para o tratamento da alopecia androgenética, estímulo ao crescimento dos cabelos e prevenção da queda.

Minoxidil: esse medicamento aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação do couro cabeludo e fazendo com que a fase de crescimento dos cabelos seja mais longa. É um dos principais medicamentos para o tratamento da alopecia androgenética.

Espironolactona: mais indicado para o tratamento da queda de cabelo em mulheres, esse medicamento estimula o crescimento dos fios e controla a progressão da queda.

Vitaminas e minerais para a queda de cabelo

Algumas vezes, a deficiência de algumas vitaminas e minerais também são responsáveis pela queda de cabelo. Nesses casos, o médico pode prescrever a suplementação das substâncias que estão em falta no organismo do paciente.

No caso da saúde e qualidade dos cabelos, as vitaminas A, B e E são as mais importantes, já que elas agem melhorando a textura e a força dos fios. Já os minerais zinco e silício são alguns dos mais específicos para a saúde capilar.

Fitoterápicos para queda de cabelo

Fitoterápicos são aqueles medicamentos obtidos com o uso exclusivo de matérias-primas vegetais. Aqui se excluem chás, homeopatia e partes de plantas medicinais, por exemplo.

Em alguns casos, o médico pode fazer uso dos medicamentos fitoterápicos para serem coadjuvantes no tratamento da queda de cabelo. Remédios à base de alecrim, que age controlando a dermatite seborreica; e de Ginko Biloba, que facilita a nutrição do couro cabeludo, são alguns dos fitoterápicos mais usados.

Quais os riscos dos medicamentos via oral?

Todo medicamento, seja ele industrializado ou manipulado, pode causar algum efeito colateral no paciente. Por isso, administrar remédios sem o conhecimento e recomendação do médico pode agravar o problema em questão ou trazer outros danos à saúde.

Portanto, todos os medicamentos devem ser tomados sob orientação médica, respeitando a dosagem e o período designados pelo profissional. Assim, os medicamentos via oral são seguros e têm sua eficácia preservada.

Qual o valor do tratamento com medicamentos via oral?

O preço dos medicamentos via oral varia de acordo com os produtos indicados para cada paciente e do grau de necessidade de cada um, visto que isso pode aumentar sua quantidade. Por isso é imprescindível realizar uma avaliação médica com um profissional capacitado, para obter o diagnóstico específico do seu caso.

Agende sua consulta Agende sua consulta

Agende sua consulta

Tem alguma coisa no seu rosto ou corpo que não está te fazendo feliz? Então agende uma consulta e deixe a gente cuidar da sua saúde, da sua imagem e da sua autoestima!

Topo
Open chat