Sudorese excessiva (hiperidrose) Sudorese excessiva (hiperidrose)

Tratamentos

Sudorese excessiva (hiperidrose)

Sudorese-excessiva---clinica-patrícia-holderbaum

Também chamada de hiperidrose, a sudorese excessiva caracteriza-se pela produção excessiva de suor pelo corpo. Em geral, esse problema aparece principalmente em regiões como mãos, pés, axilas e no rosto, e apesar de, na maioria dos casos, não causar danos à saúde, ela afeta diretamente a autoestima do paciente, interferindo em suas relações pessoais e profissionais.  O suor é fundamental para o controle da temperatura interna do organismo, e quando ela sobe, os centros cerebrais responsáveis pelo equilíbrio térmico detectam esse aumento, fazem a pessoa suar e a evaporação da água que se formou na pele alivia a sensação de calor. Contudo, quando ocorrer de forma excessiva, há opções de tratamentos para controlar e reverter seus efeitos.

Qual a origem da sudorese excessiva?

Entre os principais aspectos que podem facilitar o desenvolvimento da sudorese excessiva estão: suplementos; distúrbios de tireoide; insuficiência cardíaca; diabetes; alguns medicamentos psiquiátricos; alcoolismo; doenças infecciosas, como a tuberculose; alguns medicamentos para pressão arterial; menopausa; antibióticos; ansiedade ou ainda a alimentação do paciente. Na maioria das vezes, esse problema é causado pelo estresse, no entanto, também há casos em que a hiperidrose se manifesta sem nenhuma causa aparente. Por isso, é importante sempre consultar um especialista para a correta avaliação e encaminhamento para o tratamento.

Quais os tipos de sudorese excessiva (hiperidose)?

O principal sintoma da hiperidrose é o suor excessivo, seja em todo o corpo ou em áreas localizadas, como axilas, mãos, pés ou rosto. Há dois tipos de hiperidrose, primária focal e secundária generalizada.

Hiperidrose primária focal:

Costuma aparecer na infância e adolescência, em regiões como mãos, pés, axilas, cabeça ou rosto. Normalmente, a criança que desenvolve a hiperidrose primária focal possui mais pessoas na família com o mesmo problema.

Hiperidrose secundária generalizada: 

Costuma surgir na fase adulta, tendo como causa uma condição médica ou efeito colateral de uma medicação. As pessoas que possuem hiperidrose secundária generalizada podem transpirar excessivamente também durante o sono.

Quais os sintomas de sudorese excessiva?

Em geral, os sintomas provenientes da sudorese excessiva são bastante característicos e fáceis de serem notados, sendo além do suor em excesso, em alguns casos, também caracterizado pelo aumento da temperatura ambiente, febre, ansiedade e ingestão de comidas condimentadas, que costumam ser amenizados durante o sono do paciente.

Como é realizado o tratamento para sudorese excessiva (hiperidrose)?

O tratamento da hiperidrose é realizado através da aplicação da toxina botulínica nas regiões afetadas, bloqueando a transmissão nervosa das glândulas sudoríparas. A quantidade de substância a ser aplicada pode variar de paciente para paciente, de acordo com a intensidade do problema, por isso é imprescindível a orientação de um especialista para que ele possa realizar um histórico detalhado em relação à sudorese, idade, inicio do aparecimento dos sintomas, locais afetados, e quais os hábitos do paciente que podem influenciar negativamente para este quadro.

Dá para tratar sudorese excessiva no pescoço?

O pescoço é uma região que possui grande tendência ao suor, e sim, é possível. No entanto, primeiro é necessária uma avaliação com um médico responsável para indicar as melhores opções para o seu caso.

Quantas sessões são necessárias?

Em geral, não existe um número específico de sessões para o tratamento da sudorese excessiva, sendo necessária a avaliação do médico para determinar quantas aplicações serão necessárias para frear o suor excessivo

Quanto tempo duram os efeitos?

Não há um período específico para a duração dos efeitos, mas é recomendada a reaplicação da toxina botulínica periodicamente de 6 em 6 meses para garantir que a substância permaneça presente no organismo, eliminando as chances do desenvolvimento da sudorese e proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida ao paciente.

Qual o valor do tratamento de sudorese excessiva?

O preço do tratamento de sudorese excessiva varia de acordo com o procedimento indicado e o número de sessões realizados pelo paciente, visto que o problema pode se manifestar em diferentes intensidades e regiões do corpo. Por isso, é imprescindível uma avaliação médica com um profissional de confiança para obter uma avaliação eficiente e iniciar o tratamento e forma segura.

Agende sua consulta Agende sua consulta

Agende sua consulta

Tem alguma coisa no seu rosto ou corpo que não está te fazendo feliz? Então agende uma consulta e deixe a gente cuidar da sua saúde, da sua imagem e da sua autoestima!

Topo
Open chat