Toxina botulínica Toxina botulínica

Tratamentos

Toxina botulínica

toxina-botulinica---clinica-aptrícia-holderbaum

A toxina botulínica é um dos métodos mais procurados para amenizar a aparência das rugas dinâmicas geradas pela atividade muscular da face, tratar casos de suor excessivo, ptose, entre outros. Em geral, sua aplicação é indicada a partir dos 25 anos, que é quando ocorre uma diminuição das fibras de colágeno e elastina no organismo, que são responsáveis pela sustentação da pele, podendo manifestar flacidez e levar à formação de rugas e marcas de expressão.

Como a toxina botulínica age na pele?

Depois de injetada, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, que impede a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo assim a contração muscular, e consequentemente a formação de rugas na testa e no queixo; glabela (região entre as sobrancelhas); linhas ao redor dos olhos (pés-de-galinha) e da boca (código de barras); e vincos que se formam na região do pescoço etc.

Mas quem pensa que a substância é indicada apenas para prevenir esses aspectos na face está enganado. Quando as rugas já existem, o relaxamento da musculatura, promovido pela toxina, permite suavizar vincos e atenuar marcas, proporcionando uma pele muito mais jovem e viçosa ao paciente.

Quando surgem os efeitos de rejuvenescimento facial?

Em geral, não há um tempo específico para que os efeitos da toxina se tornem visíveis na pele. No entanto, na maioria dos casos, os resultados começam a aparecer de dois a cinco dias a partir da aplicação, promovendo o rejuvenescimento da pele de forma gradual e efetiva.

Harmonização Facial com toxina botulínica

Uma das técnicas mais procuradas atualmente, por homens e mulheres, é a Harmonização Facial. Realizada a partir de um conjunto de procedimentos estéticos, o procedimento é indicado para proporcionar mais simetria e uniformidade à face do paciente, de acordo com suas características. Com isso, a toxina botulínica é uma das opções de protocolos mais solicitadas por quem deseja combater as marcas de expressão na face e valorizar a região dos olhos, sem perder a naturalidade.

Dá para tratar hiperidrose com toxina botulínica?

Sim. A toxina botulínica é indicada para pacientes que sofrem com hiperidrose (suor excessivo), em regiões como as axilas e mãos, proporcionando resultados satisfatórios. A quantidade a ser aplicada será definida pelo especialista, após uma avaliação do caso do paciente.

A toxina botulínica é indicara para o tratamento de ptose?

Sim. É possível tratar a ptose com aplicação da toxina botulínica. Entretanto, é necessário a avaliação de um médico para indicar as possibilidades de realização do tratamento para cada caso, visto que cada paciente possui suas especificidades e, portanto, deve ser avaliado individualmente.

Indicações de tratamentos:

Além da função estética para a correção de rugas e preenchimento de sulcos, o Botox® também pode ser utilizado para:

• Controle do blefaroespasmo (caracterizado pela ação de fechar os olhos de forma vigorosa e descontrolada);

• Redução da sudorese em caso de hiperidrose ou bromidrose;

• Controlar o bruxismo;

• Espasmos faciais, conhecidos como tique nervoso;

• Diminuir a cefaleia tensional,

• Promover um sorriso mais harmonioso, diminuindo a aparição da gengiva;

Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?

De maneira geral, podemos dizer que os efeitos da toxina botulínica são temporários, sendo necessárias aplicações de manutenção a cada seis meses. Desta forma, os resultados são mantidos na pele, prevenindo os sinais do envelhecimento, que causam incômodo em grande parte dos pacientes.

Quais os riscos do procedimento?

A aplicação de toxina botulínica é realizada sem a necessidade de cirurgia ou internação e não oferece riscos ao paciente. No entanto, cabe destacar que o procedimento deve sempre ser realizado por profissionais qualificados e com o devido acompanhamento para garantir mais segurança à sua saúde e evitar resultados desagradáveis.  

Qual o valor do tratamento com toxina botulínica?

O valor do tratamento com toxina botulínica varia de acordo com o protocolo a ser realizado por cada paciente. Seja para combater os sinais do tempo, promover a Harmonização Facial ou tratamentos mais funcionais, como bruxismo e a hiperidrose, por exemplo. Cada técnica exige a avaliação médica para definir a região a ser tratada, a quantidade de sessões e a quantidade de toxina botulínica necessária a ser aplicada. Procure sempre a avaliação de um médico de confiança.

Agende sua consulta Agende sua consulta

Agende sua consulta

Tem alguma coisa no seu rosto ou corpo que não está te fazendo feliz? Então agende uma consulta e deixe a gente cuidar da sua saúde, da sua imagem e da sua autoestima!

Topo
Open chat