Cicatrizes de Acne - O que é e pra que serve?
CLÍNICA PATRÍCIA HOLDERBAUM
Quem já passou pela adolescência, dificilmente esquece de sinais como os das cicatrizes de acne. Embora seja um problema estético, elas podem provocar incômodos maiores, quando contribuem para a formação de manchas na pele, principalmente na face.
QUAIS OS TRATAMENTOS?
A boa notícia é que existem diversos métodos de resolver este problema e minimizar ou eliminar as cicatrizes na pele. A partir de uma avaliação do dermatologista, o médico irá definir a melhor opção para as suas necessidades. Com isso, alguns tratamentos, como BB Laser, Peelings, Laser, Fraxx, Dermoabrasão, Subcision, IPCA, Radiofrequência Pulsada e Tunelização Dérmica podem ser algumas dessas alternativas.
QUAIS SÃO SUAS CAUSAS?
As cicatrizes de acne são mais comuns em pessoas que sofrem com a oleosidade na pele em diferentes momentos da vida, em especial na adolescência. A principal causa das marcas na pele são em decorrência de cravos e espinhas, que surgem pelo excesso de produção de oleosidade por parte das glândulas sebáceas. A acne pode ser de grau leve ou grave, quando se transformam em cistos inflamados e dolorosos sob a pele. São esses nódulos que possuem mais probabilidade de deixar cicatrizes, principalmente se forem espremidos.
Cicatrizes de Acne na Clínica Dermatológica*
Existe um mito de que todas as cicatrizes são eternas. Ao menos, no que se diz respeito às cicatrizes no rosto causada pelas acnes, já existem muitos métodos e tecnologias que melhoram o incômodo e dão mais uniformidade e rejuvenescimento à pele do rosto. Veja alguns resultados dermatológicos dos procedimentos disponíveis no mercado estético.
*As imagens são ilustrativas e os resultados podem variar de paciente para paciente. Ao marcar a consulta, o médico profissional fará uma avaliação e alinhamento de expectativa com o paciente.
TIRE AQUI MESMO AS SUAS DÚVIDAS
Perguntas frequentes sobre Cicatrizes de Acne
Como prevenir as cicatrizes de acne?
Além de tomar uma série de medidas para combater e controlar o excesso de oleosidade na pele, que causa o aparecimento de cravos e espinhas, o paciente deve evitar remover as lesões manualmente. Quando uma pessoa espreme uma espinha com as unhas, as bactérias das mãos podem agravar o quadro inflamatório da acne, favorecendo o aparecimento das cicatrizes.
Portanto, a melhor forma de prevenção é uma consulta com um dermatologista, onde o médico irá avaliar o grau de oleosidade na pele e a intensidade da acne, e assim recomendar os produtos mais adequados para cada paciente. Dependendo do caso, o médico pode recomendar também alguns procedimentos estéticos, como a limpeza de pele, que diminui a quantidade de cravos e espinhas com segurança.
Qual a melhor época para tratar as cicatrizes de acne?
Não existe uma época certa para realizar tratamentos para cicatrizes de acne, pois eles podem ser feitos durante todo o ano. Entretanto, como algumas tecnologias e procedimentos exigem que o paciente não tome sol por determinados períodos, os meses mais frios, com menos incidência solar, podem ser os mais adequados para preservar a qualidade da sua pele.
Quantas sessões são necessárias?
A quantidade de sessões será indicada após uma avaliação médica, onde o profissional irá analisar a quantidade e o grau das cicatrizes. A partir dessa avaliação, o médico irá definir as áreas que devem receber o tratamento, os tratamentos mais adequados e a quantidade de sessões de cada um.
Qual o valor do tratamento de cicatrizes de acne?
O valor do tratamento será definido após uma avaliação médica, onde serão determinados os tratamentos e quantidades de sessões. Portanto, procure sempre um especialista de confiança.