Fototerapia – O que é e pra que serve?

CLÍNICA PATRÍCIA HOLDERBAUM

O QUE É FOTOTERAPIA?

A Fototerapia é um tratamento para o couro cabeludo que atua por meio do aparelho Higyalux®, que emite uma fonte de luz que estimula a oxigenação e o crescimento capilar. Desta forma, seus principais benefícios estão relacionados à aceleração da cicatrização, eliminação de crostas e auxílio no crescimento dos fios, principalmente em casos de pacientes que realizaram o Transplante Capilar FUE . O tratamento também é eficaz em protocolos para dermatite seborreica do couro cabeludo.

COMO É REALIZADA?

A Fototerapia é realizada com a ação da emissão luminosa de diferentes comprimentos de ondas, por meio do mecanismo de fotobiomodulação, em que a luz penetra no couro cabelo e estimula o metabolismo das células locais. Desta forma, o tratamento auxilia na melhora do aproveitamento de nutrientes, na eliminação de resíduos tóxicos, acelerando a divisão celular e otimizando a síntese proteica, o que promove o fortalecimento e o crescimento de novos fios.

Quais são os benefícios da Fototerapia?*

Os benefícios da Fototerapia são variados, visto que o tratamento contribui para melhorar diferentes deficiências capilares, desde a prevenção da queda até o fortalecimento dos fios (LP queda de cabelo). O procedimento é indicado para a redução da progressão da calvície em graus iniciais e intermediários e para o tratamento da queda de cabelo, em casos de pós-parto, pós-cirurgia, pós- emagrecimento, pós-anemia, pós-estresse, entre outros.

*As imagens são ilustrativas e os resultados podem variar de paciente para paciente. Ao marcar a consulta, o médico profissional fará uma avaliação e alinhamento de expectativa com o paciente.

Como a tecnologia do Higyalux® funciona?

O Higyalux® utiliza luzes de LED ou laser de baixa potência para diferentes tipos de terapias, não apenas capilar. Com base na plataforma de ação definida, a tecnologia é aplicada para estimular a produção de células e de fibras de colágeno, diminuir edemas e proporcionar a melhora o processo de cicatrização da pele. Para maior proteção e conforto, durante o procedimento o paciente permanece com área tratada exposta à luz do aparelho Higyalux®, protegendo os olhos com óculos específicos, que devem ser mantidos ao longo de toda a sessão.

Existe Fototerapia para recém-nascidos?

Sim. A Fototerapia para recém-nascidos é indicada em casos de bebês que nasceram com algum tipo de mancha no corpo ou com a pele muito amarelada (hiperbilirrubinemia). Neste caso, o recém- nascido ficará exposto à luz pelo tempo em que o médico pediatra achar necessário, a fim de evitar maiores riscos futuramente.

A Fototerapia pode causar algum efeito colateral?

Sim, é possível que ocorram efeitos colaterais em casos específicos, onde não é segura a realização da Fototerapia, como, por exemplo, durante a gravidez. Por isso, é imprescindível uma avaliação médica, para que o profissional possa informar sobre as possibilidades específicas de cada paciente e evitar esses efeitos.

Solicitar Atendimento

Atendimento via WhatsApp