Skip to main content

A blefaroplastia, também conhecida com cirurgia das pálpebras, é uma técnica cirúrgica que remove o excesso de pele e as bolsas de gordura das pálpebras superiores e inferiores, rejuvenescendo a região dos olhos e trazendo inúmeros outros benefícios ao paciente. Saiba mais no nosso artigo!

O que é blefaroplastia?

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores. Essa “sobra” é resultado do processo natural do envelhecimento, quando nossa pele começa a perder gordura e colágeno, ocasionando flacidez e rugas. Além da sobra de pele, a blefaroplastia também remove as bolsas de gordura que se formam nas pálpebras inferiores. E é essa combinação de gordura e flacidez que faz com que o semblante seja de cansaço e tristeza, dando a impressão de que a pessoa é mais velha do que sua idade biológica.

Como funciona a blefaroplastia?

Antes de qualquer coisa, o paciente passa por uma avaliação médica, para determinar o grau de flacidez e se a intervenção é necessária somente na pálpebra inferior, somente na superior, ou em ambas. A cirurgia pode ser realizada com anestesia local e não necessita de internação. O procedimento começa com o médico fazendo demarcações nas pálpebras do paciente, para determinar os locais onde a pele e as bolsas de gordura serão removidas, e em seguida faz as incisões nos locais predeterminados, que variam conforme o grau de flacidez, as bolsas de gordura e as feições do paciente, para que o resultado seja natural.

As cicatrizes da blefaroplastia ficam escondidas no côncavo da pálpebra, no caso da blefaroplastia superior; e na linha rente aos cílios, quando é realizada nas pálpebras inferiores. Nos dois casos as cicatrizes são pequenas e muito discretas, e tendem a ficarem imperceptíveis com o passar do tempo.

Benefícios

Os benefícios da blafaroplastia vão desde estéticos até os funcionais para a melhora da visão. No caso da estética, a cirurgia das pálpebras renova o olhar, promovendo uma aparência muito mais jovem e descansada, tratando também as linhas de expressão que surgem ao redor dos olhos. O semblante muda totalmente, não apenas na região dos olhos, mas em todo o rosto.

A blefaroplastia contribui também para a qualidade da visão do paciente, já que a cirurgia amplia o campo visual que foi prejudicado pelo excesso de pele nas pálpebras superiores, que acabam pesando os olhos e atrapalhando a visão.

Não existe uma idade ideal para a realização da cirurgia das pálpebras, ela vai depender da recomendação médica, do grau de flacidez e/ou bolsas de gordura nas pálpebras, do quanto a visão está prejudicada e do grau de insatisfação do paciente com a própria imagem.

Recuperação

A blefaroplastia é um procedimento simples, que não necessita internação, mas deve sempre ser realizada em local apropriado. A Clínica Patrícia Holderbaum possui um bloco cirúrgico completo, cumprindo todas as exigências dos órgãos competentes, e com todo o conforto e praticidade necessárias.

A recuperação leva em torno de 15 dias, período em que o paciente deve tomar alguns cuidados que serão recomendados pelo médico. Os resultados finais da blefaroplastia podem ser observados após o 3º mês da realização da cirurgia.