Skip to main content

Vivemos um momento sensível na sociedade brasileira. Para aqueles que estão tomando cuidado e conseguindo proteger a saúde física, muitas vezes acabam não conseguindo manter a saúde mental.

O meu trabalho como médica dermatologista se relaciona muito com a autoestima das pessoas, tanto que muitas vezes é preciso frear os desejos do paciente e impor certos limites às suas expectativas.

Esses dias me deparei com a frase que dá o título deste texto: “a autoestima é o sistema imunológico do cérebro”. É claro que a frase é mais poética do que científica, mas fiquei refletindo sobre a importância da autoestima no ser para poder enfrentar as adversidades da vida em sociedade.

Dentro da psicologia existe uma área conhecida como psiconeuroimunologia. Ela trata do campo científico que investiga as ligações entre o cérebro, o comportamento e o sistema imunológico. Existem artigos científicos sobre o assunto e a hipótese central da teoria é que a baixa autoestima e o stress podem reduzir a defesa do sistema imunológico e assim aumentar o risco de adquirir doenças.

A busca pela autoestima e bem-estar pode ser feita de diversas maneiras; seja por um tratamento psicológico, dermatológico, ou um tratamento alternativo, a reflexão que fica é a de que não podemos esquecer que a saúde mental é tão importante quanto a saúde dos nossos órgãos.

Cuide de você e se ame de forma saudável.

Dra. Patrícia Holderbaum