Skip to main content

Com a chegada do frio, muitas pacientes têm me perguntado se é benéfico realizar determinados tratamentos estéticos no inverno.

Independente da época e do tratamento, sempre será preciso seguir as recomendações e os cuidados orientados pelo médico dermatologista.

A orientação de alguns dermatologistas indicarem alguns tratamentos no inverno se dá por conta de o processo de recuperação ser um pouco menos exaustivo do que no verão, pelo período ter uma menor incidência de raios solares e ultravioletas e, por fim, pela preparação para o verão, na qual exige um planejamento antecipado dependendo do objetivo do paciente.

De todos os tratamentos que realizo, eu citaria dois que são vantajosos de se realizar nesta época do ano.

1. Laser fracionado de CO

O COfracionado é uma tecnologia a laser que estimula a produção de colágeno e a reestruturação da camada superficial da pele, melhorando sua textura e amenizando as rugas.

A principal recomendação que dou a um paciente após uma sessão de laser fracionado de CO2 é evitar a exposição da pele ao sol. A pele apresentará uma coloração avermelhada que permanecerá por 1 ou duas semanas, dependendo do tipo de pele da pessoa.

Como no inverno, o índice de UV é menor do que no verão, este procedimento pode causar menos desconforto na estação.

Só atenção: os mesmos cuidados como passar protetor solar dentro e fora de casa após as sessões devem ser tomados, independente da época do ano ou da aparição do sol.

2. Tratamento de melasma

Apesar do melasma ser uma condição crônica que modifica a pigmentação da pele, existem diversos tratamentos que controlam a condição. Na clínica, nós temos um protocolo próprio de gerenciamento do melasma e obtemos resultados muitos satisfatórios em nossas pacientes.

Mas por que o tratamento de melasma é mais vantajoso de se realizar no inverno? A explicação é bem simples: o melasma é uma doença que piora no verão por conta da ativação que o calor excessivo e intensa exposição ao sol faz em peles nessa condição.

Após a realização de um tratamento com laser ou peeling, por exemplo, a exposição ao sol prejudica a recuperação e ativa a condição do melasma. Como no inverno, a incidência aos raios solares é menor, o tratamento acaba se tornando mais eficaz ao paciente.

Para finalizar, é importante repetir que a melhor época para se cuidar é agora, independente da estação do ano. Se sentir mais jovem e ver a pele rejuvenescida é algo para se viver todos os dias do ano.

Dra. Patrícia Holderbaum