Skip to main content

As manchas no rosto (e no corpo) podem aparecer por diversos motivos em nossas peles. Muitas pessoas acabam confundindo suas causas e tratando com produtos caseiros ou com um autodiagnóstico. Por isso a primeira recomendação é sempre marcar uma consulta com um dermatologista para uma análise clínica.

Por conta de todas as dúvidas que circundam os pacientes, eu resolvi elencar quais são os tipos de manchas mais comuns que aparecem no rosto e dar algumas dicas do que fazer quando elas aparecerem.

O que são manchas?

Manchas são marcas pigmentadas na pele que podem ser definidas por diferentes nomes como rosácea, melasma, sardas, câncer de pele, cicatrizes de acne etc., cada qual com sua característica de causa, motivo, cor e textura.

Principais tipos de manchas que aparecem no rosto

Manchas do sol

As manchas causadas pelo sol aparecem com maior frequência em peles mais claras (e também morenas) para pessoas que fazem uma exposição alta ou regular ao sol sem o uso adequado de protetor solar. Elas são mais comuns a partir dos 40 anos de idade, mas não significa que elas não apareçam em idade mais jovem e nem que pessoas abaixo dessa idade não precisem usar o protetor solar, muito pelo contrário; quanto mais você se cuidar ao longo de sua vida, melhor será a qualidade da sua pele e menor as chances de desenvolver manchas no corpo.

Manchas escuras no rosto (melasma)

Muitas das manchas escuras que aparecem no rosto são conhecidas como melasma. Geralmente elas ficam evidentes na bochecha e na maçã do rosto ou também na testa. O melasma é uma condição crônica, mas embora não tenha cura, existem muitos métodos capazes de clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.

Muitas mulheres queixam do aparecimento desse tipo de mancha durante a gravidez e isso acontece por conta da ativação das melanoses solares na pele ou alterações hormonais.

Os tratamentos de melasma aqui na clínica são feitos com as mais avançadas tecnologias como o BB Laser, o MMP, laser Spectra, IPCA, peelings e medicamentos home care.

Manchas vermelhas na pele (dermatite)

A dermatite é um tipo de mancha vermelha que aparece na pele causada por alguma reação alérgica do corpo. Elas geralmente causam coceira e aparecem por conta da ingestão de um alimento que o seu organismo é intolerante, um creme ou um cosmético e até mesmo objetos como pulseiras ou relógios de metal.

Nestes casos, o recomendado é descobrir que elementos ingeridos ou em contato com a pele causam a vermelhidão na pele para ter uma ação preventiva e não mais usá-los.

Manchas ou cicatrizes de acne

As cicatrizes de acne são manchas que muitas vezes vêm da adolescência e incomodam a pessoa que as carrega. A principal causa das marcas na pele são em decorrência de cravos e espinhas, que surgem pelo excesso de produção de oleosidade por parte das glândulas sebáceas.

Por mais que elas sejam um problema estético, diferente das outras manchas citadas, retirá-las faz parte de um processo de autoestima e uniformização da pele do paciente.

Para finalizar, gostaria de ressaltar que o recomendado é sempre marcar uma consulta um dermatologista de confiança para uma avaliação profissional e assim resolver o problema de fato com tecnologias e/ou remédios eficazes!

Dra. Patrícia Holderbaum