Muitas pessoas se perguntam quando consultar um dermatologista. Antes de responder a questão, é importante pensar a dermatologia em duas frentes: a dermatologia estética, que trata rugas, flacidez, volume, olheiras, gordura etc. e a dermatologia clínica, que trata problemas das unhas, cabelo e pele em geral.
No caso da dermatologia estética, sabemos que as rugas e a flacidez começam a ficar mais evidentes a partir dos 30 anos de idade, no qual o corpo vai perdendo em média 1% dele a cada ano. Por isso, os tratamentos podem variar de 4 em 4 meses, como no caso das rugas, e de 18 em 18 meses, como no caso do preenchimento facial e corporal. Dizer precisamente a frequência e idade de ida a um dermatologista para tratamentos estéticos se relativiza, pois, cada corpo apresenta mudanças de uma forma e cada pessoa se incomoda com essas mudanças de uma maneira diferente. Cada produto e estilo de vida trazem uma durabilidade diferente no nosso corpo. Por isso, o ideal é encontrar um profissional de confiança e alinhar as expectativas dos resultados com ele.
No caso da dermatologia clínica, a ida a um dermatologista se dá de forma diferente. Você pode ter um problema de pele em qualquer idade, por isso é importante estar atento aos sinais que a pele pode te dar. Hoje, a dermatologia possui tecnologias de prevenção à problemas sérios como o câncer de pele, por exemplo. Por isso, fazer uma análise em máquinas como o FotoFinder ao menos uma vez por ano traz tranquilidade e evita problemas futuros caso algo seja identificado precocemente.
Apesar de não haver uma resposta exata para quando consultar um dermatologista, não se pode duvidar que essa é uma área da medicina superimportante para o funcionamento do corpo e para a autoestima das pessoas. Não deixe de ir em um dermato de confiança para cuidar do maior órgão do seu corpo: a pele.
Dra. Patrícia Holderbaum