Skip to main content

Você já viu ou imaginou um rosto ou um corpo sem pele? Qual seria a sua sensação se você se deparasse com alguém assim na fila do supermercado? Suspeito que teria medo ou enjoo e provavelmente sairia de perto, estou certa?

Outro dia eu estava em um evento de dermatologia e percebi como não-médicos se sentem incomodados ao ver o corpo humano em sua anatomia pura ou mesmo sem alguma camada da pele.

Diante dessa observação de repulsa no olhar das pessoas, fiquei refletindo sobre a nossa pele para além da proteção e sobrevivência humana, mas também para a importância que ela traz na convivência da nossa espécie.

Sem pele não haveria convivência. Mesmo que fosse possível sobreviver do ponto de vista biológico da coisa, sem pele não haveria vontade de sorrir, beijar, abraçar, muito menos calor humano. Sem pele não haveria fila no supermercado.

Pele é mais que proteção; pele é beleza, é vontade de estar junto. Cuidar dela melhora as relações e faz da gente seres sociáveis e integrados.

Por isso, nunca deixarei de afirmar a importância da beleza neste mundo e de que os cuidados com ela podem sim mudar a sua vida.

Dra. Patrícia Holderbaum  

Leave a Reply